Comprar e Vender Ouro

Toda a informação necessária sobre esta prática comercial
 
 
 
Você está aqui: Comprar e Vende Ouro Compra e Venda Ouro Métodos de compra e venda de ouro e prata

Métodos de compra e venda de ouro e prata

Sendo valiosos instrumentos de riqueza e comércio, o ouro e a prata são mercadorias vendidas e compradas activamente. Elas são comercializadas de várias formas e em vários mercados. A discussão seguinte irá falar sobre as várias formas que os comerciantes e investidores podem comprar e vender ouro e prata por lucro.

Compra de Ouro

O ouro é comprado e vendido nos seguintes mercados:

  • Mercado de ouro disponível (spot gold)
  • Mercado de opções binárias
  • Ouro negociado em bolsa de fundo
  • Mercados de futuros de ouro

Mercado de ouro disponível (spot gold)

O que é o mercado de ouro à vista (spot gold)? O mercado de ouro disponível é uma forma de compra e venda de ouro que envolve manter uma posição em relação ao ouro e uma posição contrária em relação ao dólar americano. Portanto, na sua essência, está-se a negociar os movimentos inversos do preço do ouro e do dólar americano. Isto significa que se se mantiver uma posição longa no ouro, mantém-se uma posição curta correspondente no dólar americano e vice versa.

O mercado de ouro disponível pode ser feito de duas formas. Este método está disponível no mercado de comércio OTC(Over the Counter), 24 horas por dia das 22 horas de Domingo até Sexta às 21 horas.

Este método pode ser utilizado em plataformas comerciais de corretores que oferecem o emparelhamento de  XAU/USD.  Isto não deverá ser complicado compreender dado que esta é a mesma forma que pares de moedas são comercializadas no mercado forex.A única diferença aqui é que o ouro (aurum será o seu nome químico em latim, daí utilizar-se o símbolo XAU) é o instrumento base enquanto que o dólar americano (USD) é o instrumento contra.

Quando se cita o preço do ouro disponível, o instrumento base (o ouro ou o XAU) significa uma onça de ouro “Troy” ou simplesmente uma onça de ouro. A onça é usada como unidade padrão de medida do ouro e qualquer preço citado de ouro é o preço por onça. O preço por onça é citado em dólares americanos. A tabela abaixo mostra a tabela de preços para o XAU/USD   e como este é comerciado na plataforma MT4 de um corretor online.

Aqui, o preço actual citado para o ouro, XAU/USD é 1697.33, significando que uma onça “troy” de ouro vale 1637.33 dólares americanos.

No ouro do comércio contudo, o preço convencional para que qualquer posse financeira possa ser comercializada (incluindo a fixação do preço para o ouro XAU/USD) é expressa como um preço pedido ou licitado. Existem 2 preços fixados; o preço no qual o revendedor é preparado para comprar do comerciante (o preço licitado é o preço no qual o revendedor é preparado para vender ao comerciante). Portanto, uma forma mais correcta de expressar o preço disponível XAU/USD é no formato de pedido ou licitação. Para a tabela acima, isto tem o valor de 1637.33/1367.93.

Portanto se um comerciante quiser fazer uma compra para este tipo de ouro, ele compraria a 1637.93. Se ele tivesse comprado ouro mais cedo e quiser vender, ele estaria a vendê-lo ao seu revendedor a 1637.33. A diferença entre o preço pedido ou licitado é chamado de SPREAD (Extensão). Para o ouro disponível, o spread difere de corretor para corretor mas pode ser qualquer coisa entre 50 pips (pontos base) a 100 pips.

Anteriormente à crise global financeira, o ouro não era comprado e vendido activamente como nos dias de hoje, e os spreads estavam a andar por perto dos 100 pips. Mas com o aumento no interesse do comércio de spot gold desde 2007, houve aumentos incríveis de liquidez e isto levou a corretores oferecendo ouro a spreads reduzidos de entre 50 a 60 pips.

 

Relacionados

 

Tags: , , ,

 
 

Comentar Artigo