Comprar e Vender Ouro

Toda a informação necessária sobre esta prática comercial
 
 
 
Você está aqui: Comprar e Vende Ouro Corrida ao Ouro Ouro e Prata Desenvolvimento do Mercado da Compra e Venda de Ouro

Desenvolvimento do Mercado da Compra e Venda de Ouro

Após um abandono unilateral do index ouro/dólar norte americano pelo governo de Nixon em 1971, outros países seguiram o padrão e, nos anos 2000, o franco suísso seria a última moeda a oficialmente abandonar os padrões do ouro.

O comércio do ouro sofreu várias modificações desde o abandono do sistema de Bretton-Woods. O facto dos indivíduos agora poderem possuír e comercializar ouro tal como outras mercadorias como a prata, os mercados tiveram que evoluír para servir de ponto de encontro para compradores e vendedores de ouro e prata para serem capazes de se encontrarem para trocarem estas mercadorias sob condições que providenciavam igualdade de preços apropriada e tranparência em relações.

Comprar e Vender Ouro Internacionalmente

Internacionalmente, a compra e venda de ouro em mercados internacionais é feito em “Over the Counter “(OTC) ou “Sobre o Balcão” numa tradução literal, sendo o mercado londrino Bullion o maior mercado de comércio por grosso de ouro.  Algum comércio limitado de ouro é feito em mercados similares nos Estados Unidos (New York Mercantile Exchange (NYMEX) ou Câmbio Mercantil de Nova Iorque) e no Japão. O ouro também é comercializado como instrumentos em várias plataformas comerciais de corretores que ofereciam comércio de ouro à vista como um veículo de investimento. Como iremos examinar mais tarde, existem várias formas de comercializar ouro e cada um destes métodos tem um processo pelo qual o estabelecimento dos preços é determinado.

Preço do Ouro

Os preços do ouro são determinados normalmente pelo preço fixo do ouro de Londres, que por sua vez é determinado pela especulação e forças de oferta e demanda. O preço do ouro de Londres é um sistema onde cinco membros do  London Gold Market Fixing Ltd  reúnem-se por telefone para estabelecer os preços no qual futuros contratos de ouro são estabelecidos, duas vezes por dia.

A compra e venda de ouro à vista é outra maneira de comercialização do ouro , e os preços do ouro à vista (ouro versus dólas americano (USD) ) são normalmente determinados por forças de oferta e demanda. Destes dois aspectos de forças de mercado, são as forças de demanda (que é o sentimento do mercado que faz o ouro uma mercadoria procurada) que são mais importantes. O ouro é normalmente armazanado ou mantido de lado como um investimento seguro; algo para ser mantido como riqueza e como uma defesa económica em tempos de insegurança, sendo portanto dificilmente consumido.

A especulação também afecta o preço do ouro. Isto normalmente tem influência no futuro do ouro e opções de mercado, que representam outra maneira de como o ouro pode ser comercializado.

Prata, como Metal Precioso

A prata também é um metal precioso, mas não é tão valorizado como o ouro. Contudo, é um metal muito procurado devido às suas utilizações médicas, industriais e ornamentais. Tem sido utilizado historicamente como uma reserva de valor e um meio de troca. Escrituras antigas e acontecimento históricos desde a bíblia e outros livros claramente revelam que até nesses tempos, a prata era uma medida de riqueza e uma com facilidade de comércio. Os romanos usavam prata como moedas e esta prática foi também passada para a idade média onde os reis tinham as suas cabeças e bustos cunhados em moedas de prata.

Um padrão de prata existiu durante o passar dos anos. Este padrão ouro – prata tem sido contudo, abandonado, à medida que a demanda e o uso da prata foi trocado do uso monetário para o uso industrial e ornamental. 40 % da produção mundial de prata é usada em processos industriais.

Devido ao facto da prata ser actualmente consumida e não mantida como um investimento seguro e também devido à sua baixa liquidez, tem um indíce de volatilidade relativamente elevado. Os preços da prata são guiados pela especulação tal como as forças de demanda e oferta. Os preços da prata aumentaram  em paralelo com os preços do ouro desde 2005.

O mercado da prata não é tão elevado como o do ouro e isto expõe os preços da prata a serem afectados pelas acções de um único investidor com músculo financeiro suficiente.

Não obstante, a ampla gama de usos industriais e médicos da prata significa que ela vai ser o deleite de um comerciante por bastante tempo em diante.

A prata é também comercializada nos mercados OTC, tal como spot, futuros e contratos de opções. A prata pode ser comercializada em plataformas comerciais de corretores que oferecem prata à vista (XAG/USD).

Uma vantagem adicional de ouro e prata é que os comerciantes e investidores podem fazer dinheiro sempre que os seus valores estão ou a subir ou a cair. É tudo uma questão de saber como fazer as jogadas comerciais.

 

Relacionados

 

Tags: , , , ,

 
 

Comentar Artigo