Comprar e Vender Ouro

Toda a informação necessária sobre esta prática comercial
 
 
 
Você está aqui: Comprar e Vende Ouro Investir em Ouro Como saber o Ouro é verdadeiro e o seu Valor

Como saber o Ouro é verdadeiro e o seu Valor

Quando pensamos em ouro, seja no negócio do ouro ou em peças de ouro, a primeira questão que nos surge é como sabermos se o ouro é realmente verdadeiro e qual o seu valor no mercado. Vários fornecedores de peças a imitar ouro conseguem fazer o trabalho quase perfeito, enganando qualquer um na altura de adquirir o produto, o que obriga ao comprador a ter um cuidado extra e a questionar a loja se tratasse realmente de uma peça em ouro ou apenas uma imitação.

Mesmo que tenha conhecimento em reconhecer peças de ouro, não se deixe fiar pelo seu olho e pergunte. Pode também optar por andar com um mini-kit para fazer um teste ao ouro e tentar perceber qual a sua qualidade.

Não se deixe enganar pela aparência do ouro

Terá de estar mentalizado que com os avanços da indústria dos dias de hoje é bastante fácil reproduzir uma pela exactamente igual a outra feita em ouro. Mesmo que tenha bastante atenção, dificilmente poderá dizer com 100% certeza se é ouro verdadeiro ou ouro falso.

Ouro é verdadeiro e o seu Valor

Se deslocar a uma loja que faça o serviço de comprar e vender ouro, verá que o próprio profissional da área faz uma verificação ocular mas muitas das vezes ainda testa o ouro com componentes químicos de forma a ver qual a sua reacção. Há outros testes para determinar se é ouro verdadeiro ou não mas estes são os mais básicos e usuais.

Mesmo com os testes mais habitais, existem vários produtos feitos em ouro falsos que apresentam a marca dos quilates e ainda algum componente idêntico ao ouro, deixando assim o profissional que o adquirir como ouro verdadeiro, metido em trabalho e fazendo que faça mau negócio, perdendo muito dinheiro.

Testes ao ouro para ver se é verdadeiro

O primeiro dos testes a fazer, e até você mesmo o poderá executar, é arranhar ou esfregar o outro num local áspero ou com a unha tentar fazer-lhe uma marca. Se for ouro verdadeiro, verá que essa pratica nada lhe fará, mas se for ouro falso, pelo contrário danificará a peça ou deixará alguma marca

Pode não ser o ideal, estragar a peça de ouro falso, mas para um bom negócio, ambas as partes têm de sair a ganhar e não apenas uma lucrando com o desconhecimento da outra, aprendendo da pior forma, enganado e com uma perda de dinheiro considerável.

Reacções a pele em contacto com Ouro

Com certeza que já lhe aconteceu ou conhece alguém que ficou assim. As pelas de ouro falsas têm químicos e o material de que são compostos por norma, em peles mais sensíveis, causam um grande desconforto e muitas das vezes até uma coceira incontrolável.

Pode fazer também este teste. Encoste a peça de ouro a sua pele durante alguns minutos, enquanto conversa ou vê a cotação do ouro e depois verifique se ganhou alguma alergia ou problema com a pele nesse local.

Se tal acontecer, é muito provável que o ouro seja falso e ai bastara fazer mais um ou dois testes ara confirmar a falsidade do ouro.

Teste de afundar o Ouro

Outro teste também bastante conhecido é encher um recipiente com água e meter a peça lá dentro. Das duas uma, ou a peça é realmente de ouro verdadeiro e vai ao fundo devido ao peso do metal ou então ficara a flutuar e terá dificuldades em se afundar já que o material não é suficientemente pesado ou não têm propriedades sólidas, como o ouro verdadeiro possui.

E claro que este teste de afundar o ouro, se for feito com uma peça de ouro falso de alta qualidade, o peso será praticamente o mesmo da peça verdadeira e assim será enganado na mesma.

Tenha a certeza absoluta que o Ouro é verdadeiro

Não tenha problemas em questionar o profissional do negócio de comprar e vender ouro. Se tiver dúvidas desloque-se a uma loja e peça uma avaliação. São grátis e por norma as lojas tem acesso a material e líquidos que rapidamente fazem o teste a peça para verificar a sua originalidade.

Existe no mercado testadores de ouro electrónicos mas devido ao seu valor e a possibilidade de engano, qualquer profissional do negócio do ouro têm 4 ou 5 formas de descobrir se o ouro é verdadeiro ou se o ouro é falso.

Testes para verificar se o ouro é verdadeiro

  • Teste do brilho: aponte a sua peça de ouro ao sol, ele terá de brilhar igualmente tanto ao sol como a sombra. Se a peça for falsa, terá desníveis de intensidade e cores diferentes.
  • Teste de arranhar: como referimos atrás, este teste identifica o ouro verdadeiro que ficará sem nenhuma marca ou riscos enquanto que o falso ficará danificado
  • Teste do íman: o ouro não reage ao íman, logo se houver alterações de movimento na peça, é bastante provável que seja ouro falso.
  • Teste do acido nítrico: este é um dos mais eficazes. O acido é capaz de corroer quase todos os materiais e tal acontecerá se for ouro falso. Se for ouro verdadeiro, não terá qualquer problema nem marcas na peça.

Poderá também pedir, por norma não têm custos, uma declaração por escrito do profissional a confirmar a veracidade da peça podendo assim avançar ou não com o seu negócio de vender ouro.

 

 

Relacionados

 

Tags: , , , , ,

 
 

Comentar Artigo

  • waine cristina de souza

    estol cm um anel mais ainda estol em duvida se realmente é ouro ja esfreguei em uma parede ele aranhou mais nao saiu a cor dele continuou amarelinho mais aranhado como posso indentificar se realmente e ouro verdadeiro

  • Sileide S G

    Tenho uma peça gostaria de saber se e de ouro ela tem um formato parecido de um cabo de bengala tem um trabalho rustico parece antigo gostaria de saber como aliar esta peça obrigado

  • daniel vieira

    eu comprei um cordão de ouro mais to em duvidas aiinda no laço elle tem 750 18k sera sé elle é verdadeiro????

 
 

Adicionar Comentário

obrigatório

obrigatório

opcional