Comprar e Vender Ouro

Toda a informação necessária sobre esta prática comercial
 
 
 
Você está aqui: Comprar e Vende Ouro Corrida ao Ouro Ouro e Prata A história da Compra e Venda de Ouro

A história da Compra e Venda de Ouro

O ouro e a prata são associados desde sempre com riqueza. A Bíblia fala de Abrãao que era descrito como sendo um dos homens mais ricos do seu tempo, com riquezas consistindo  em ouro, prata, terrenos, animais e recursos humanos.  Alguns também leram a história de Manda Musa, o rei do antigo reino Mali e a sua famosa peregrinação a Meca com aproximadamente 11000 quilos de ouro no seu comboio.

O ouro era um item de riqueza muito importante nos antigos impérios da Babilónia, Grécia, Roma e da idade média. A riqueza dos reis era quantificada de acordo com o ouro que possuíam. Moedas antigas que possuíam as cabeças destes famosos governantes eram feitas em ouro e prata.

No período humano que data do século XVI até aos tardios anos do século XVIII, o princípio do mercantilismo era praticado na maior parte da Europa. Este princípio colocou o controlo do comércio e a economia somente nas mãos do governo. Parte do manifesto mercantilista indicava que um país deve manter o seu ouro e prata dentro das suas fronteiras e não vendê-la a outros países, numa tentativa de bloquear o fortalecimento económico de países estrangeiros. Deste modo, toda a exportação do ouro e prata foi banida em locais como o Reino Unido, que eram os proponentes do mercantilismo. Esta política levou a um estado de guerra, à medida que países invadiam outros estados, colonizavam-nos e forçavam-nos a abandonar o seu ouro e prata. Era comum ver um país entrar em guerra com outro país de modo a capturar as suas reservas. O ouro e a prata foram considerados há bastante tempo como sendo um dos mais ilustres itens por entre as mercadorias que representam riqueza e a compra e venda de ouro dos negócios mais antigos de sempre.

Ouro como Raridade

Na viragem do  século XX, o ouro era o componente mais importante do tesouro de várias nações. O prémio colocado sobre o ouro era um resultado da sua raridade e da dificuldade com que era extraído.  Qualidades que conferem valor ao ouro, tornaram-no adequado a ser utilizado como moeda e como apoio para a mesma.

As duas guerras mundiais desempenharam mais tarde, papéis muito importantes na definição do futuro do ouro e da prata nas finanças e no comércio como os conhecemos hoje. O conflito da 2ª Guerra Mundial de seis anos de duração, devastou as economias da Europa e do Japão, que era uma super potência asiática na altura. De modo a estabilizar a economia mundial e permitir a recuperação dos efeitos da 2ª Guerra Mundial e suster essa mesma recuperação, a Conferência Monetária e Financeira das Nações Unidas, previamente conhecida como Conferência Bretton – Woods, foi realizada em Julho de 1994 em Bretton-Woods no estado de New Hampshire nos Estados Unidos.

Um dos pontos fulcrais da conferência era o estabelecimento de uma política de câmbio monetário fixo. Como foi afirmado anteriormente, a economia da Europa foi agredida pela guerra, menos a dos Estado Unidos que não foi afectada devido à sua entrada relativamente tardia na guerra.

Taxa de Câmbio do Ouro

A taxa de câmbio fixa viu outras moedas indexadas ao Dólar americano, que por sua vez viu dinâmicas sócio-económicas que levaram ao index da taxa de câmbio a ser alterada de tempos a tempos. As economias Europeias tornaram-se mais fortes à medida que a manufacturação e exportação acompanhavam, enquanto que os Estados Unidos passaram a ser um importador líquido. O seu envolvimento na guerra do Vietname também minou os seus recursos. Após um ajuste temporário no index do ouro/dólar americano, a política de taxas de câmbio fixas de Bretton-Wods foi abandonada de todo pela administração americana liderada por Richard Nixon.

Pela altura em que a proibição de posse privada de ouro por cidadãos norte americanos foi levantada em 1974, o palco estava montado para que o ouro e a prata se tornassem intrumentos de comércio que poderiam ser comprados e vendidos para a obtenção de lucro. O mundo da compra e venda de ouro, prata, moedas e outras comodidades nascia assim.

 

Relacionados

 

Tags: , , ,

 
 

Comentar Artigo